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POSTAGEM (0653) Organismo internacional classifica a cidade de Natal como ótima em relação à transparência na gestão de recursos Covid-19.
Natal atingiu a classificação “ótima” no
ranking de transparência nas ações e na aplicação de recursos em
contratações emergenciais para enfrentar a pandemia do coronavírus,
elaborado pelo organismo Transparência Internacional.
A cidade cresceu
29 pontos entre 100 possíveis e ocupa agora a 11ª colocação no Brasil,
com a pontuação 92,4.
A capital potiguar está na segunda
colocação da região Nordeste e, de acordo com o levantamento, tem
observado as recomendações.
O último boletim coletou dados entre 20 e 23
de julho.
“A importância de sermos avaliados pela Transparência
Internacional Brasil com a avaliação máxima da organização com o ‘ótimo’
demonstra que estamos seguindo os padrões internacionais mais sérios
quanto à abertura dos dados mais sensíveis quanto aos gastos e elimina
dúvidas quanto ao mau uso das receitas municipais e de fraudes nas
contratações”,
enfatiza Rodrigo Quidute, controlador geral do Município.
A Transparência Internacional Brasil é uma
organização não governamental com presença em mais de 100 países, que
possui credibilidade internacional.
Ela avalia os portais de
transparência com as informações sobre as contratações emergenciais no
combate à Covid-19 que seja de forma fácil e ágil, através de
pontuações.
Com essas informações sobre receitas e despesas tendo a
máxima transparência, busca-se eliminar níveis de percepção de corrupção
sobre esses dados, por estarem abertos ao controle social da população.
“A transparência máxima tem que ser a
regra em toda a administração pública e a gestão do prefeito Álvaro Dias
tem essa meta estabelecida de forma incessante. O apoio do prefeito tem
sido fundamental. Deixo também registrado que esse resultado não foi
construído unicamente por esforços da Controladoria Geral do Município,
mas construído sobre várias mãos, onde destaco os valorosos trabalhos da
Secretaria Adjunta de TI da Sempla, liderados por Carolina Barbosa, que
sempre esteve acompanhando as discussões e implementando os ajustes
para chegarmos a essa excelente avaliação”,
explica Quidute.
Natal pretende melhorar ainda mais seus
índices e, de acordo com o Controlador, investimentos estão sendo feitos
para que haja essa evolução.
“Estamos buscando evoluir ainda mais para
as próximas avaliações em funções que necessitam de processo de
digitalização, mas que estamos próximo de concluir”,
finalizou.
Dentre os procedimentos implementados pela
Prefeitura de Natal para dar mais transparência às suas ações durante a
pandemia, estão a elaboração de cartilha com orientações sobre a tomada
de decisões no enfrentamento do coronavírus, divulgada para os gestores
de todas as secretarias municipais; a uniformização e deflagração de
processos licitatórios para a contratação de serviços, bem como a
alimentação constante do portal da transparência municipal:
Além dessas ações administrativas, a Prefeitura também implementou iniciativas de comunicação pública, criando o hotsite
com dados de boletins epidemiológicos do Município;
informações sobre o
coronavírus, como contágio, sintomas, dicas de prevenção;
os protocolos
de atendimento da rede pública municipal de saúde;
e as iniciativas que
a gestão municipal realizou até aqui para combater a Covid-19;
além de
tópicos relacionados à doença.
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